Pinhão

Pinhão, eu gosto muito de pinhão.

Não é todo mundo que conhece pinhão, mas quem não conhece deveria conhecer.

Pinhão é a designação genérica da semente de várias espécies de pinaceaes e araucariaceaes, plantas gimnospérmicas, isto é, cuja semente não se encerra num fruto.

O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão. Nas pináceas (a exemplo do Pinus elliottii), as sementes são dotadas de uma película, como uma espécie de asa, que se descola da pinha madura e possibilita que as sementes sejam espalhadas pelo vento, iniciando-se assim o processo de crescimento de um novo pinheiro.

No Brasil, o termo pinhão geralmente designa as sementes da Araucaria angustifolia, árvore de destacada importância cultural, econômica e ambiental na região sul e em algumas partes do sudeste do Brasil.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinh%C3%A3o acesso em 18/06/2012

O problema, é que não gosto de descascar o pinhão, e isso me irrita bastante.

Descascar pinhão é um problema pra mim.

Quando está bem cozido e o pinhão é de qualidade, ainda vai, aperto na ponta e pronto ele praticamente sai sozinho da casca.

O ruim é quando tem que pegar a faca, cortar, e etc.

Para alguns isso não é um problema, mas eu particularmente não gosto de descascar pinhão.

Isso é até interessante no ponto de vista de outros fatores:

Sei que o empenho para descascar pinhão vai valer a pena, afinal eu quero o pinhão descascado.

Assim também acontece com algumas frutas não é?

Geralmente o fato de poder finalmente saborear a fruta depende de algum certo esforço, ou seja de plantar, colher, lavar, cortar, ou de ir ao supermercado e feira para comprar, lavar, cortar, enfim.

Mas isso é Deus querendo nos comunicar algo. Tem a ver com empenho, tem a ver  recompensa. E não é que vale a pena?

E se você preferir por frutas já cortadas, ou produtos industrializados, certamente pagará um valor  maior. Isso também nos ensina sobre o preço de uma “facilidade”.

Fica a reflexão para o pinhão, para as frutas descascadas, para os nossos sonhos. Sonhos que muitas vezes estão em nossas mãos, porém é necessário um esforço para que possamos de fato desfrutar deles.

 

 

Anúncios