A vida do Oportunista

musica-publicidade-thumb

Oportunismo, tirar proveito de determinada situação. Procurar obter vantagem.

E os oportunistas estão em todos os lugares.

Nas ruas, política, nas organizações, nas relações pessoais e comerciais e até mesmo nas igrejas, entre outros.

Veja que interessante esta história:

Algum tempo depois, Absalão adquiriu uma carruagem, cavalos e uma escolta de cinqüenta homens.
Ele se levantava cedo e ficava junto ao caminho que levava à porta da cidade. Sempre que alguém trazia uma causa para ser decidida pelo rei, Absalão o chamava e perguntava de que cidade vinha. A pessoa respondia que era de uma das tribos de Israel,
e Absalão dizia: “A sua causa é válida e legítima, mas não há nenhum representante do rei para ouvi-lo”.
E Absalão acrescentava: “Quem me dera ser designado juiz desta terra! Todos os que tivessem uma causa ou uma questão legal viriam a mim, e eu lhe faria justiça”.
E sempre que alguém se aproximava dele para prostrar-se em sinal de respeito, Absalão estendia a mão, abraçava-o e beijava-o.
Absalão agia assim com todos os israelitas que vinham pedir que o rei lhes fizesse justiça. Assim ele foi conquistando a lealdade dos homens de Israel. 2 Samuel 15:1-6

Algumas lições importantes:

Pode parecer redundante mas perceba: O oportunista não perde tempo. (Caso contrário, não seria um oportunista).

Abslão acordava cedo. Há muitas pessoas que são enganadas porque dormem muito! Dormem espiritualmente, e estão sendo facilmente enganadas por aqueles que “levantam cedo”. É tempo de despertar! Acordar cedo, não é uma figura de linguagem somente, pois o texto serve de reflexão para o sentido literal e figurado.

Abslão, entendeu que precisava estar na hora certa e no lugar certo. Além de acordar cedo, ele se posicionava. Já nós muitas vezes perdemos até algumas bençãos, por não estar no lugar correto. O lugar que DEUS tem para nós!

Ele chamava, e perguntava : Estas ações nos ensinam que havia um certo jeito de tratar as pessoas. Entendo que não era algo feito em grupo, mas sim individualmente, Abslão procurava cativar as pessoas com seus argumentos e perguntas. Abslão tinha relacionamento!

Após estas etapas, ele dava a cartada final. Como quem olha para o céu e diz:

“A sua causa é válida e legítima, mas não há nenhum representante do rei para ouvi-lo”.
E Absalão acrescentava: “Quem me dera ser designado juiz desta terra! Todos os que tivessem uma causa ou uma questão legal viriam a mim, e eu lhe faria justiça”.

Ah, se eu pudesse te ajudar….

E assim era o discurso de Abslão. E ainda para dar um “Up”:

“..sempre que alguém se aproximava dele para prostrar-se em sinal de respeito, Absalão estendia a mão, abraçava-o e beijava-o. E assim foi conquistando aquele povo.”

Percebo aqui que nem todos os beijos e abraços que recebemos são de fato verdadeiros. E precisamos cuidar com isso. Ah então devo desconfiar das pessoas? Não, mas deve pedir direção de Deus em relação a continuidade de certas amizades. Afinal você pode estar cercado de oportunistas.

Sempre haverá pessoas assim. Não se deixe ser enganado, peça ajuda de Deus, consulte outras pessoas, busque uma segunda opinião, fale com o seu pastor, estude, pesquise. O Espirito Santo usará alguma maneira para alertar você!

Lembre-se que a palavra de Deus é a lâmpada para os nossos pés.

É tempo de acordar, pois o oportunista já acordou bem cedo! E muitos de nós ainda dormimos.

 

Anúncios